segunda-feira, 30 de março de 2009

"Do trabalho e da experiência aprendeu o homem a ciência."

O homem , ao longo da sua vida, e com o seu trabalho, vai adquirindo experiências, ou maneira de contornar as dificuldades que encontra no seu dia -a-dia, e ao contornar essas dificuldades, vai ficando com mais sabedoria para ultrapassar os problemas ou dificuldades que possam aparecer pela a sua frente.
Na nossa vida quotidiana necessitamos de um conjunto muito vasto de conhecimentos, relacionados com a forma como a realidade em que vivemos funciona: temos que saber como tratar as pessoas com as quais nos relacionamos,temos que saber como nos devemos comportar em cada uma das circunstâncias em que nos situamos no nosso dia-a-dia.
O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefónica, apanhar o autocarro, o nome das ruas da localidade onde vivemos.
O conhecimento científico é o que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
Quando o homem sai de uma posição meramente passiva, de testemunha dos fenómenos, sem poder de acção ou controle dos mesmos, para uma atitude racionalista e lógica, que busca entender o mundo através de questionamentos, é que surge a necessidade de se propor um conjunto de métodos que funcionem como uma ferramenta adequada para essa investigação e compreensão do mundo que o cerca. O homem quer ir além da realidade imediatamente percebida e lançar princípios explicativos que sirvam de base para a organização e classificação que caracteriza o conhecimento.

Perguntas pertinentes sobre o desenvolvimento do ser humano.

Considera a pergunta: "Qual tem maior influência no desenvolvimento: o meio ou a hereditariedade?"

Compare o modelo de Freud com o modelo de Erikson, pondo em evidência as suas semelhanças e diferenças.

Explica a importância dos estádios psicossexuais no desenvolvimento da personalidade, na perpectiva de Freud.

Explica a importância da relação mãe-bebé no processo de desenvolvimento do ser humano.

Descreve o papel da "crise" no processo de desenvolvimento do ser humano.